O Núcleo de Neurociências está localizado no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. O NNC está associado ao Departamento de Fisiologia e Biofísica e aos Programas de Pós-Graduação em Fisiologia e Farmacologia (CAPES 7) e em Neurociências (CAPES 5).
A UFMG está frequentemente entre as 3 melhores universidades do Brasil e entre as 10 melhores universidades da América Latina. Frequentada por quase 50 mil alunos diariamente, a UFMG oferece 70 programas de pós-graduação stricto-sensu em diversas áreas do conhecimento.
O campus da UFMG está localizado no charmoso bairro Pampulha, em Belo Horizonte. BH é considerada uma das melhores capitais para se viver no Brasil, famosa por ser arborizada e pelos seus bares e museus.
O NNC foi fundado em 2000 e é um grupo de pesquisa multi/interdisciplinar voltado à investigação científica em Neurociências. O NNC é coordenado por 6 docentes especialistas em diferentes áreas do conhecimento: Prof. Márcio Moraes, Prof. André Massensini, Profa. Juliana Tavares, Profa. Grace Pereira, Prof. Bruno Souza e Prof. Cleiton Aguiar. A diversidade de formação encontrada nos professores também é encontrada entre os discentes, como engenheiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos, biólogos, psicólogos, etc.
Além da pesquisa de alta qualidade, o NNC também está envolvido em vários projetos de ensino e extensão, acumulando vários prêmios e honrarias ao longo da sua existência. Além disso, diversos egressos do NNC hoje são professores em instituições espalhadas pelo país, demonstrando a forte formação científica realizada pelo grupo.
O NNC apresenta uma produção científica expressiva em números e qualidade. As pesquisas realizadas pelo grupo buscam entender os mecanismos envolvidos em diversos fenômenos como codificação neural, epilepsia, acidente vascular encefálico, memória e neurodesenvolvimento.
Para testar nossas hipóteses utilizamos cultura celular e modelos animais como ratos, camundongos e zebrafish. Devido à equipe multidisciplinar, nosso grupo de pesquisa tem o privilégio de ter diversos instrumentos e métodos à disposição, como eletrofisiologia, registro de atividade neural multi-unitária, microscopia confocal, testes de memória e comportamentais, magneto-ressonância e análises bioquímicas e moleculares.
Além da pesquisa de alta qualidade, o NNC também está envolvido em vários projetos de ensino e extensão, acumulando vários prêmios e honrarias ao longo da sua existência.